Lovely London - dia 1

Em outubro de 2013 aproveitando um feriado do concelho fomos pela primeira vez à cidade de Londres.
Desde o mês de agosto que já vinha a preparar este fim de semana prolongado.

Como vivemos no grande Porto, compramos pela Ryanair os bilhetes de avião e os bilhetes de autocarro para ligação do aeroporto de Stansted à cidade de Londres. Para o alojamento utilizamos o Booking para marcação do hotel depois de escolhido o mesmo. Esta é particularmente uma etapa que me dá bastante prazer realizar.

Voo: Porto - Londres(Stansted) - Porto. Nunca tínhamos visto tantos aviões da Ryanair no mesmo espaço! Este aeroporto, é praticamente todo usado por esta companhia aérea. Esteja preparado para esperar algum tempo, tanto para sair como para entrar no aeroporto, resultado da passagem nas portas de controlo.

Ligação via autocarro: National Express, com ligação a London Liverpool Street e London Stratford. Os bilhetes podem ser comprados diretamente no site da Ryanair (nossa opção) ou no próprio aeroporto. A viagem tem a duração estimada de 45 minutos.

Hotel escolhido: Premier Inn London Stratford. Acertamos em cheio na localização. Tem todos os transportes públicos disponíveis (autocarro, metro, comboio).

Dos bilhetes disponíveis optámos pelo Travel Card, um bilhete que permite durante 24 horas utilizar todos os transportes públicos para as zonas escolhidas de Londres. A opção deste cartão face ao Oyster Card foi pelo fato de termos planeado um passeio de barco a Greenwich e teríamos um desconto de 33% na apresentação do mesmo. O Travel Card tem um custo diário de 8 libras para 3 zonas. Podem compra-lo nas estações do metro, comboio, tabacarias ou via web. Crianças até aos 10 anos que viajam com família não pagam.

Existe logo uma evidência quando se chega a Londres. É uma cidade para ser visitada várias vezes, multi-cultural, multi-racial e com um ambiente fantástico. Nunca tínhamos estado numa cidade com cerca de 7 milhões de habitantes. Pelo fato de termos chegado num sábado, deparamos-nos de imediato com uma imensa movimentação na cidade. Londres é uma cidade com um custo de vida elevado, principalmente a alimentação. Sente-se mais esta situação quando temos crianças e principalmente se estiverem habituadas a comer de "faca e garfo".

Assim que chegamos deixamos as nossas malas no hotel, pegamos na mochila e iniciamos a nossa visita pela cidade. Tínhamos decidido que nesta nossa primeira visita, apenas iríamos passear pela cidade e desfrutar da mesma. No entanto não resistimos à tentação do London Eye. Fantástico!

Usamos pela primeira vez o metro e percebemos que era muito fácil chegar rapidamente a qualquer ponto da cidade. O metro de Londres é dos mais antigos que existe na Europa. Faz este ano 150 anos de existência. Sempre que necessitamos de ajuda, os britânicos foram sempre muito simpáticos e disponíveis para ajudar-nos. Também muito facilmente se encontra alguém a falar português/brasileiro.

Estação metro de Tottenham

Londres é uma cidade com muitos turistas. As companhias aéreas ditas low-cost, proporcionam que muita gente venha simplesmente passar o fim de semana a Londres. Encontramos por exemplo imensos italianos.

Londres tem muitas atrações para visitar, mas esteja preparado para longas filas de espera, tanto para comprar o bilhete como para usufruir da diversão, mas alguns dos bilhetes podem ser adquiridas online e com descontos. Esta é uma das razões pela qual dizemos que Londres é uma cidade para ser visitada várias vezes.

Roteiro 1º dia: começa-mos no London Eye e seguimos caminhando pelo Big Ben, Parliament Houses, Westminster Abbey, Buckingham Palace, The Mall até Trafalgar Square. Seguimos por Oxford Street e Piccadilly Circus para terminamos a noite - exaustos - em Convent Garden, onde jantamos. Uma das ruas sem dúvidas mais fantásticas é Oxford Street. Pessoalmente nem sabia se deveria virar para a esquerda ou para a direita tal era a loucura de pessoas a fazer compras. Por momentos sentimo-nos como que a levitar e ser embalados pelas correntes de pessoas!